Disseminação da IA estimula novos data centers no Brasil – VALOR ECONÔMICO

valor economico
valor economico

Confira o trecho da mátéria.: “A demanda energética estimula a instalação de DCs em regiões com energiadisponível. A entrante RT-One mira redução de encargos para custos competitivos.Uma das estratégias prevê parcerias para se classificar como autoprodutora deenergia e cortar até 40% na conta. Outra é buscar Zonas de Processamento deExportação (ZPE), áreas de livre-comércio para produção e exportação de bens eserviços sem IPI, Pis-Cofins e impostos de importação para insumos e matérias-primas.

A empresa já fechou parceria com a Supermicro para equipamentos, a exemplo deGPUs, e elegeu áreas como Uberaba (MG) e Maringá (PR), cuja ZPE aguardaautorização federal, para trazer processamento de IA para o Brasil. O CEO FernandoPalamone estima que 95% da IA nacional sejam processados no exterior, já que oparque nacional sequer dispõe hoje de equipamentos suficientes. Em Maringá ameta é ocupar um terreno adquirido pela prefeitura para criar uma zona industrial.Os investimentos alcançam R$ 6 bilhões em sete anos, em 400 mil m2 e 400 MW deTI, com consumo energético total de 480 MW, mais do que o dobro da cidade. Naprimeira fase serão 80 MW, em parceria com a concessionária local, Copel.”

Confira a matéria na íntegra.: https://valor.globo.com/publicacoes/especiais/telecomunicacoes/noticia/2025/05/30/disseminacao-da-ia-estimula-novos-data-centers-no-brasil.ghtml

Compartilhe