Com visão ousada e foco em inovação, energia limpa e soberania tecnológica a empresa acelera a revolução digital brasileira
RT-One, empresa americana de tecnologia com atuação global, informou hoje a captação de R$ 15 bilhões (aprox. US$ 3 bilhões), para construir os maiores data centers dedicados a Inteligência Artificial da América Latina. Os projetos previstos incluem um mega-campus em Uberlândia (MG), um segundo centro no estado do Paraná e um terceiro local em fase de avaliação.
O investimento visa posicionar o Brasil como um polo para processamento de IA e computação de alta densidade, oferecendo ao mercado global uma alternativa “friendly-shore” — com infraestrutura de energia renovável, segurança avançada e padrões internacionais de disponibilidade e eficiência energética.
O projeto é liderado por um grupo de parceiros industriais estratégicos que, além de capital, estão contribuindo com engenharia, serviços, tecnologia e fornecimento de equipamentos essenciais. Essa configuração reforça que o investimento vai além de capital: trata-se de uma articulação estratégica que reúne alguns dos nomes mais relevantes da cadeia global de energia, infraestrutura digital e computação de alto desempenho.
“Este é mais do que um investimento é a validação de uma visão. A RT-One está comprometida em construir a nova infraestrutura digital do Brasil e do mundo, com foco, tecnologia e alianças estratégicas”, ressalta Fernando Palamone, CEO da RT-One.
O primeiro campus em Uberlândia tem contratado 100 MW na fase inicial. Somado ao data center no Paraná, a capacidade agregada inicial alcança até 200 MW, com arquitetura modular que permite escalar cada campus para mais de 400 MW.
As obras devem começar nos próximos meses, com a primeira entrega operacional prevista para 2026.
Esses projetos fortalecem o ecossistema digital brasileiro e ampliam a oferta de infraestrutura crítica, e transformam os locais de instalação em polos de atração para empresas de IA, HPC (computação de alto desempenho), cibersegurança e serviços em nuvem, reforçando a oferta de Sovereign Cloud e soluções Secure AI para clientes na América Latina e no exterior.
Aliança de gigantes apoia a visão da RT-One
O investimento é liderado pela Hitachi Energy, empresa global de tecnologia e líder mundial em soluções de transmissão, distribuição e gestão inteligente de energia – que também proverá os sistemas elétricos de alta potência, responsável pelas subestações de alta tensão que alimentarão com segurança e confiabilidade centenas de megawatts para o data center.
A Hitachi, trazendo todo o seu portifólio de sistemas de alta tensão e automação, é uma parceira essencial para o desenvolvimento de infraestrutura energética voltada a data centers de grande escala. A empresa também disponibilizará seu time de engenharia, e construirá com toda a estrutura de alta tensão de acordo com a expansão modular do campus de data centers de última geração da RT-One, cada um já visando a escalabilidade de capacidade de operações superiores a 400 MW.
A Himoinsa contribuirá com uma gama grande de produtos, desde torres móveis de iluminação/energia e geradores, até sistemas de armazenamento (BESS) com monitorização remota. Além disso, investe em capacidade de engenharia e experiencia em instalação e manutenção.
A empresa faz parte do grupo Yanmar e é um parceiro estratégico para operações de missão-crítica como data centers, onde a confiabilidade, eficiência e sustentabilidade da alimentação elétrica são imprescindíveis.
A MaisEnergia, é especializada em soluções completas de energia para projetos de grande escala no Brasil. Com atuação nos segmentos de infraestrutura em energia, de geração e de eficiência energética, a empresa traz expertise técnica, solidez operacional e capacidade de investimento.
Além das companhias já identificadas, outros grupos também participam do projeto, atuando em financiamento de projetos industriais, viabilização de empreendimentos de grande escala, setores energéticos e de infraestrutura, bem como na mitigação de riscos e na captação de investimentos de longo prazo.
Próximos passos
O primeiro mega campus, localizado em Uberlândia, terá 100 MW em sua fase inicial, promete um período de escala de potência bem curto. A fase de obras está prevista para começar nos próximos meses, com a primeira entrega operacional programada para 2026. Paralelamente, a RT-One já conduz estudos para o terceiro campus que ampliará ainda mais a capacidade disponível, com o suporte de seu ecossistema de parcerias industriais e tecnológicas.
O objetivo é claro: construir a maior plataforma de infraestrutura de IA do hemisfério sul, com padrões internacionais de eficiência energética, segurança soberana e alta performance, atendendo à crescente demanda da América Latina e do mercado global.
Sobre a RT-One
A RT-One é uma empresa global de tecnologia que atua nos setores de inteligência artificial, cibersegurança e computação em nuvem. A companhia oferece soluções de Sovereign Cloud e Secure AI de última geração, capazes de resolver desafios complexos do mundo real. A RT-One tem forte compromisso com operações sustentáveis e iniciativas Carbono Zero, e lidera o desenvolvimento de data centers de IA no Brasil, com projetos pioneiros em Uberlândia (MG) e Paraná.
