Uberaba poderá se tornar um dos principais centros de tecnologia da informação do país com a possível instalação de um data center de alta capacidade da empresa RT-One, especializada em inteligência artificial, computação em nuvem e segurança cibernética. O projeto, que está em fase inicial de tratativas com o governo de Minas Gerais, representa um investimento estimado de R$ 1,7 bilhão apenas no primeiro ano.
De acordo com fontes do setor, o empreendimento está sendo planejado para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba — área que oferece incentivos fiscais, liberdade cambial e processos administrativos simplificados às empresas instaladas. A escolha do local tem relação estratégica com os benefícios concedidos e a infraestrutura disponível.
A iniciativa foi discutida recentemente em reunião entre executivos da RT-One, o vice-governador de Minas, Mateus Simões, o deputado estadual Tito Torres (PSD), representantes da Cemig e de instituições de ensino superior da região. A proposta prevê a instalação do primeiro data center da América Latina com foco exclusivo em inteligência artificial e infraestrutura de nuvem soberana — um conceito voltado à proteção e ao controle nacional de dados sensíveis.
“O Brasil ainda não conta com uma estrutura desse porte voltada à oferta de serviços críticos de IA e segurança digital”, afirmou Fernando Palamone, CEO da RT-One.
Continue lendo esta notícia na íntegra em.: https://jmonline.com.br/cidade/uberaba-pode-receber-investimento-de-r-1-7-bilh-o-com-data-center-de-inteligencia-artificial-1.501872